Terça-feira, 27 de Julho de 2010
Já que falamos em interesse nacional

Gostava de ver o Governo lutar por manter a transportadora aérea nacional nas mãos do Estado, no mínimo com o empenho com que lutou pela manutenção da participação da Vivo na PT.

 

Há muitas formas de se financiar a TAP sem que a lorpa da Europa tope. Isso foi feito no passado. Invocar o argumento de que é a Europa que não permite subvenções às companhias aéreas é poético, sobretudo poucos dias depois de se usar uma golden share.

 

Vá lá, deixem-se de ideias. A TAP é um símbolo nacional.



publicado por José Costa e Silva às 00:54
link do post | comentar

9 comentários:
De Pedro Navarreta a 27 de Julho de 2010 às 01:12
E o irresistível aroma dos petro-dólares?! Hum....


De José Costa e Silva a 27 de Julho de 2010 às 13:28
Devo confessar que não conheço esse aroma. :)


De rui fonseca a 27 de Julho de 2010 às 17:31
"Símbolo nacional?"

Símbolo de quê?

O que é que nós ganhamos (eu, tu, ele ...) com uma TAP detida pelo Estado? A viver à custa dos contribuintes em lugar de viver à custa dos passageiros.


De José Costa e Silva a 27 de Julho de 2010 às 20:30
O que é que nós ganhamos?

- Independência num sector estratégico;
- Imagem externa;
- Um serviço público a assegurar ligações que os economistas, por mais contas que façam, nunca vão achar “rentáveis”, “lucrativas”, etc..

Já sabemos quanto nos custa* ter a TAP, agora pergunto-lhe, caro Rui Fonseca: quanto nos custa não ter a TAP?

(*Admitindo que não tenho dados suficientes, nem conhecimentos seguros sobre a matéria, acho que a TAP podia custar menos. A comprar Portugálias sem viabilidade, mas sobretudo sem necessidade, claro que não é fácil…)


De rui fonseca a 27 de Julho de 2010 às 21:35
"- Independência num sector estratégico;
- Imagem externa;
- Um serviço público a assegurar ligações que os economistas, por mais contas que façam, nunca vão achar “rentáveis”, “lucrativas”, etc..."

Caro JCS,

Nesse caso explique sff, porque é que a maioria das companhias aéreas são privadas?

Todos os países em que o Estado não detem interesses em companhias aéreas perderam essa independência estratégica, e o que é isso?, viram a sua imagem externa lançada às ruas da amargura, deixaram de ter voos para onde se justifica ter?

Também não sou especialista, longe disso, da matéria.
Mas não vejo que os seus argumentos sejam sustentáveis por situações comparáveis.

A TAP está descapitalizada, não pode ser subsidiada pelo Estado, como é que se resolve a equação?

Caro JCS, este País, tem um problema gordo com os transportes públicos. Não é razoável juntar-lhe a TAP.


De José Costa e Silva a 27 de Julho de 2010 às 22:23
A maioria das companhias aéreas de bandeira são privadas? Salvo melhor opinião, algumas abriram parte do capital, mas são controladas pelo Estado.

De resto, gostava de saber como julgam os defensores da privatização da TAP que deve ser feita esta privatização, sendo certo que o dono da companhia disse ontem que ela não resiste a outra crise...

Talvez seja melhor comprar 50 aviões novos, não?

Mas, caro Rui Fonseca, sobre o problema gordo dos transportes públicos, voltamos ao tema do outro dia: não creio que a gordura dos transportes públicos seja o seu negócio, mas a sua gestão.


De rui fonseca a 28 de Julho de 2010 às 07:54
"algumas abriram parte do capital, mas são controladas pelo Estado. "

Algumas... Caro JCS , Lembra-se de alguma?

"gostava de saber como julgam os defensores da privatização da TAP que deve ser feita esta privatização"

Privatizando, não?

"não creio que a gordura dos transportes públicos seja o seu negócio, mas a sua gestão."

As duas, caro JCS .
De qualquer modo se, prevalecendo a sua opinião, o problema está na gestão não consta que o Estado (na realidade os seus tutores, já que o Estado é uma entidade sem capacidade volitiva) seja grande gestor.

Parece-me, Caro JCS , que temos aqui mais matéria para o meu amigo perder outro almoço.


De Bernardo a 27 de Julho de 2010 às 21:11
Então JCS? Porque não vi este discurso em relação à PT?


De José Costa e Silva a 27 de Julho de 2010 às 21:51
O discurso que viu em relação à PT era contra acções preferenciais, com as quais eu não concordo. Não são justas. É uma batota.

Da mesma forma, também não defendo a privatização da TAP com uma "golden share" por precaução. As empresas devem ser de quem lá tem o dinheiro.

No caso da TAP, acho que deve ser o Estado. No caso da PT acho que devia ter, pelo menos, a maioria. Não tendo, é como se não tivesse...


Comentar post

pub
correio
subscrever feeds
pesquisa
 
pub
comentários recentes
Por causa do estilo, apenas. O conteúdo... é retór...
Agora já apareceu.Se bem percebi, G O Martins apel...
Não aparece uma notícia da Antena 1? Devia aparece...
Não se vê nem ouve nada. Houve alguma coisa?
Se calhar até era bem mais que uma manhã. :)
Disse "nunca"?
ai está uma fila onde eu nunca estarei.
Evidentemente que discordo.Pois se o José Costa e ...
Resumindo a ideia de Marcelo, não interessa quem é...
Não, golpe militar não. Há pessoas que vão efectiv...
artigos recentes

Lóbi overseas

Speechless

Encarcera-se os tarados e...

Acabar com as listas de e...

A estranha unanimidade de...

Na, na ,na ,na, na, não q...

Futebol, para variar

Os paladinos da mendigage...

Palavra do Presidente

O que está mal é existire...

arquivos

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Google do Chá
subscrever feeds
leitura do contador